Turnos Recentes

De regresso por uns minut...

Entre papeis...

Do Natal ao Ano Novo

Bom Natal...

Uma manhã caótica ....

Força de vontade

Medicina ou infecto conta...

As melhoras são boas de v...

In love

Desorientações à parte...

Turnos passados

Abril 2009

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Web Counter
Free Counter
Quarta-feira, 30 de Maio de 2007

De GrEvE!

 

Stairs II

Não, não é de greve para escrever no blog...  é mesmo a greve geral que é hoje o assunto do dia!!!

Sim, vou aderir a greve... no entanto fui sorteada para fazer serviço mínimo durante a tarde! Pois, não se podem deixar os doentes sozinho não é verdade....

Mas num internamento, o que são os serviços mínimos?

Bem... eu também não sei muito muito bem, na medida em que nunca prestei serviços mínimos , apesar desta ser a segunda greve a que adiro. No entanto, a ideia de mínimo que tenho é que sejam os serviços que não coloquem em risco a vida das pessoas internadas...logo, medicação, situações de urgência, avaliação de sinais vitais (apenas á s pessoas que se encontram mais descompensadas)... e pouco mais! Nestes dias não há banhinhos, não se fazem pensos, apenas se posicionam as pessoas com alto risco de ulcera de pressão ... de resto... "estou em greve"! Mas verdade seja dita... não sei se no meio de tudo serei capaz de negar seja o que for a um doente se ele mo pedir!!!  Se calhar o problema é meu, porque se eu fizer o que me pedirem não demonstra o sentido da greve.

Greve, para mim, é um modo de demonstrar o descontentamento dos trabalhadores em relação ao governo em vigor e á s leis que este quer aprovar (ou que já aprovou). Ao fazermos greve as pessoas (e o governo) têm a noção da importância da nossa classe nos cuidados de saúde. Bem se viu hoje que foram os enfermeiros e administrativos os que mais aderiram à greve o que fez com que muitas cirurgias, consultas e atendimentos médicos não fossem efectuados... Ah, afinal faz falta!!!

 

Voltando ao meu dia a dia ...  para variar...estou cansadíssima !! Fiz ontem a minha 3ª manhã seguida o que me deixa mesmo KO ! As manhãs são os turnos mais cansativos, primeiro porque, parecendo que não, os cuidados de higiene exigem muito esforço físico, porque além de mudarmos frequentemente as pessoas de posição, ajudamo-los a levantar para um cadeirão. Quando as pessoas não têm força nas pernas somos nós que temos de fazer a força toda por eles para os transferir de um local para o outro!!! No meio de tudo isto, temos os pensos todos para fazer (há pessoas que têm tantas tantas feridas que demoramos cerca de 1h para fazer os pensos todos!!!). Como é de manhã que todos os médicos estão no serviço, é também de manhã que eles se lembram de fazer tudo e mais alguma coisa: colher sangue, algaliar, entubar, colocar sondas rectais, colocar cateteres centrais...enfim... já no meio da azáfama da manhã acrescentam-se todas as outras intervenções. Por isso é que a manhã é cansativa!!!

Na tarde as coisas acalmam mais um pouco... continuamos a ter de posicionar os doentes mais dependentes, vemos os sinais vitais de todos, administramos a medicação, apoiamos os familiares (pois a hora da visita situa-se maioritariamente na parte da tarde), damos as informações que podemos, mas mesmo assim é mais calmo que a manhã (mas nem sempre....).

 

Vi agora algo que me deixou boquiaberta... já ouviram falar daquele novo programa na Holanda, em que doentes terminais, num programa em directo, escolhem, de entre 3 pessoas, a quem doar os seus órgãos?!  Então, não terá de ser uma decisão clínica , multidisciplinar, de acordo com as probabilidades de sobrevivência de cada um e de acordo com quem tem maior urgência em receber o órgão ? Bem... pelos vistos deve ser de acordo com quem tem a vida mais comovente...enfim!!!

 

Vou agora relaxar um pouco antes de voltar ao trabalhinho... beijos e abraços!!!

Sinto-me: em greve!
Música: BSO Anatomia de GreY


2 comentários:
De Renata a 30 de Maio de 2007 às 22:15
vejo seu blog todos os dias e estou gostando muito estou fazendo um curso tec de enfermagem e com seus relatos estou tendo mais noçao da realidade


De Sport TV a 24 de Novembro de 2010 às 23:55
Estou a ver na TV informacao sobre a greve. Esta greve não tanto contra o Governo. É contra a situação caótica a que o país chegou, em grande parte por culpa dos mercados internacionais


Comentar post

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


tags

todas as tags

Links

online
blogs SAPO

subscrever feeds