Turnos Recentes

De regresso por uns minut...

Entre papeis...

Do Natal ao Ano Novo

Bom Natal...

Uma manhã caótica ....

Força de vontade

Medicina ou infecto conta...

As melhoras são boas de v...

In love

Desorientações à parte...

Turnos passados

Abril 2009

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Web Counter
Free Counter
Sábado, 11 de Agosto de 2007

Dicas para quando for visitar uma pessoa internada...

Não foi ontem, é hoje... vou dar umas dicas para quando for ao hospital visitar alguém...

 

  • Saber as normas do serviço e ter em conta quantas visitas são permitidas por doente. Não é por acaso que está escrito em letras garrafais e vermelhas "Apenas 2 pessoas por doente!"... Receber visitas é bom...toda a gente está preocupado...é normal, mas os outros doentes que não podem ouvir nem uma mosca não têm de levar com os festins familiares em plena enfermaria...
  • Não fumar nas enfermarias. Não é preciso explicar porquê, certo?
  • Não dar opinião aos outros familiares sobre os doentes deles. Só provoca stress e a maioria das vezes falam sem saber. Não há necessidade... há pessoas especializadas para dar informação. Podem querer ser "uns queridos", mas ás vezes mais vale estar calado...
  • Não levar farnel para o hospital, digo, não levar comida aos doentes. É certo que a comida do hospital tem fama de ser má (ás vezes é verdade), mas para quem não sabe a alimentação faz parte do tratamento, principalmente para pessoas hipertensas e com diabetes.
  • E já que falamos em comida... não dar medicação de casa aos doentes. Lá porque tomava X medicamento em casa não tem de tomar ali também! Informe os profissionais de saúde dos medicamentos que toma habitualmente em casa e depois eles decidem o que o doente vai tomar.
  • Não dar comida ou bebida ás pessoas sonolentas, mesmo que estás estejam com a boca aberta. É meio caminho para a engasgar e matar. Inédito? Não... fica o aviso...
  • Não dizer uma coisa ao  médico e outra é enfermeira... para evitar confusões...
  • Não incitar o doente a queixar-se de coisa de que nem ele sabe que tem, tipo "Mas não te doi a garganta? Não? Mas e as costas? Tem de ter doer as costas? Não?E falta de ar...há pouco parecias com falta de ar?..."
  • Reclamar no livro amarelo e não gritar para toda a gente... a gritar não se vai a lado nenhum... Se não está contente com algo reclame no livro, é para isso que existe!
  • Falar com decência para o profissional de saúde, não somos saco de porrada para ninguém! Mesmo que estejam chateados e irritados têm de pensar que os seus doentes muitas vezes nos agridem e não é por isso que gritamos com eles, por isso, por favor, tenham atenção a falar!
  • Se vai visitar um familiar... VISITE o familiar e não as familias dos outros familiares. É certo que acabam por ter uma certa empatia uns com os outros, no fundo estão na mesmo situação...preocupados, etc, mas uma enfermaria não é de certo um centro social de convívio e barulho. Às vezes só falta a musica para baile... dêm atenção aos seus doentinho, eles bem precisam!
  • As cadeiras existentes na enfermaria não têm o vosso nome marcado... se outra visita chegar primeiro e ocupar a cadeira não têm de armar barraco... hoje ficam de pé amanha ficam outros. Se têm dificuldade em manter-se de pé fale connosco! Tudo se resolve!

Bem.... acho que já chega.. tudo isto que foi dito (dos doentes e das visitas), é baseado em facto reais. Há coisas que por mais insólitas acontecem mesmo... por isso, a partir de hoje, se lerem isto, têm o dever CIVICO de cumprir estas dicas. Mais que não seja, pelas pessoas que estão internadas!!!

 

Beijos e Abraços!!

Sinto-me: A ditar notas...
Música: James Morrison- You Give Me Something


2 comentários:
De Gaja a 15 de Agosto de 2007 às 15:37
A tal surpresa de que falei há tempos, está agora no meu blog. Quando quiseres dá uma espreitadela. Espero que gostes.
Bj da Gaja


De Shila Bofill a 11 de Novembro de 2015 às 13:41
Muito interessante todas as dicas, mas sua preocupação foi toda com a equipe e não com o doente e seus familiares... Como não irritar a equipe e não como distrair e confortar o internado.


Comentar post

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


tags

todas as tags

Links

online
blogs SAPO

subscrever feeds