Ela sorriu... :) ela sorriu!!! A Sr ª re-internada ontem, sorriu para mim novamente... já valeu a pena o dia... é por estes pequenos momentos que vale a minha profissão!!! Ela não está melhor... receio mesmo que não vá melhorar como das outras vezes... As vezes não sei se me aproximo ou me afasto... se me aproximo sei que sofro, se me afasto é por defesa... mas não me interessa... se puder estarei sempre lá nos momentos do adeus, estarei lá para confortar o melhor que puder, mesmo que por vezes não consiga dizer nada... mas há gestos que valem por muitas acções!!!
Desde que trabalho já tive vários doentes que morreram, mas nunca consegui estar presente por muitas e varias razões... Sim, é verdade, infelizmente há pessoas que morrem sozinhas, mesmo rodeadas de gente, morrem sozinhas. Sinto que por vezes é falha nossa, mas também sei que nem sempre é culpa dos profissionais, mas do trabalho em si.
Não sei se têm noção... mas há turnos em que tenho à minha responsabilidade 10 a 11 doentes... há quem tenha mais, há quem faça noites responsável por mais de 20 doentes... e é muito difícil assim conseguir dar o acompanhamento necessário em todos os momentos... é difícil conversar com as pessoas. Já imaginaram estar internados e não ter visitas? E as pessoas à vossa volta não terem 5 minutos para vos falar, sem ser para perguntar se têm dores, alguma queixa, ver as tensões arteriais e as temperaturas... imagino que deva ser muito deprimente ficar assim, por vezes, uma semana. Frequentemente tento colocar-me no lugar da pessoa a quem presto cuidados, e por imaginar que seja assim tento ter um tempinho nos meus turnos para conversar um pouco, falar algo mais sem ser "o habitual". E aprende-se imenso...conhece-se pessoas com vidas espectaculares e enriquece mesmo muito. Só que este "tempinho" que tento ter é muito muito raro....há sempre imenso trabalho e bem... existem prioridades!!!
Ser enfermeiro é também um perigo... ontem um doente tentou morder a minha colega... ele pensava que estava na tropa e que o estávamos a obrigar a comer. Queria até levar-nos ao sindicato dele... pois é... o que vale é que a minha colega foi mais rápida e lá conseguiu retirar o braço a tempo!!! Depois o senhor começou a preparar-se para pontapear quem estivesse a frente... e tudo porque era hora de almoço e o senhor, que não comia desde o dia anterior, dizia que tinha fome mas que só comia o que bem lhe apetecia. Dizia "detesto sopa!!!", mas no dia anterior devorou 2 tigelas... é assim...uma pessoa desorientada por períodos ! Hoje o Sr estava bem mais calmo e orientado e lá voltou a devorar 2 tigelas de sopa! Quando em conversa com ele lhe dissemos: "Sabia que ontem tentou morder uma colega nossa?", ele responde muito admirado:" Eu? Não podia ser eu.... nem tenho dentes...!"... enfim...
Amanhã vou fazer tarde... as tardes são mais calmas... não há banhitos para dar (a não ser que um doente resolva fazer pinturas rupestres de fezes pelo seu corpo e pela cama), temos mais tempo para falar com os doentes, para fazer as coisas com calma...gosto das tardes! Fazer tarde tem a vantagem de não ter de me levantar cedo...o que melhora em 30% as minhas capacidades... ehehe ...adoro dormir! E é o que vou fazer agora... uma sestinha !! Bye ...
Beijos e Abraços!!
(Obrigado Raul Alexandre - autor da foto).
As minhas visitas