Turnos Recentes

De regresso por uns minut...

Entre papeis...

Do Natal ao Ano Novo

Bom Natal...

Uma manhã caótica ....

Força de vontade

Medicina ou infecto conta...

As melhoras são boas de v...

In love

Desorientações à parte...

Turnos passados

Abril 2009

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Quinta-feira, 6 de Março de 2008

Orientando alunos...

Trabalho, trabalho, trabalho... e pronto... um cinemazito aqui e acolá, uns jantares para distrair que os amigos estão lá quando é preciso =)

 

Tenho feito muitas manhãs (o turno mais cansativo) e quando chego a casa quase caio para o lado, uma vez que quase já venho a dormir em andamento!!!

Ontem estive a orientar uma aluna de enfermagem. Eu ainda não oriento alunos até porque há pessoas com mais experiencia do que eu no serviço para isso, mas como calhou ficar na sala onde estavam os doentes da aluna, ela ficou comigo.

Recordei os tempos de estagiária... e ás vezes identificava-mte com ela. As dúvidas existênciais de como mexer numa torneira de três vias, como expurgar um soro sem formar bolhas de ar, as artimanhas para consguir calçar umas luvas e manter a esterilidade das mesmas... coisas que hoje em dia se faz de olhos fechados porque já se fez tanta e tanta vez!!! Esta aluno é do 2º ano, está lá já ha 3 semanas, mas mantém ainda algumas dúvidas. O que para mim hoje em dia é mais do que lógico e mais do fácil fazer, para ela ainda é um poço de confusão e de dúvida. Mesmo assim ainda se desenrasca bemzito. Gosto da comunicação dela com os doentes. Já vi exemplos de alunos ali a estagiar que falam de tal modo para os doentes e outros profissionais que se fosse eu já estava chumbada! Será que ás vezes se é demasiado brando como orientador???

Nunca pensei muito nisso, porque nunca orientei... Sempre pensei na prespectiva de aluna, que poderá ser insegura, que anseia que tudo corra bem, que procura oportunidade de treinar as tecnicas, de aprender a estar e a ser enfermeira. Sim, porque saber puncionar (picar) uma veia para por soro não é tudo!!! Como aluna sempre detestei que os orientadores fossem irónicos, "maus" e que fizessem muitas perguntas. Mas no fundo sabia que eles tinham de ser duro qb para que pudesse sempre incentivar-me a aprender.

De facto, enquanto enfermeiros temos a responsabilidade de formar aqueles que um dia mais tarde cuidarão de nós... se lhes passar a mão pela cabeça e não os fizermos ver o que é certo e errado, porque se faz isto e aquilo e o que é ser enfermeira, quem vai sofrer as consequencias de maus cuidados no futuro somos nós!!! Não é ser má e ralhar, mas é ser assertiva e ser mais educadora que amiga. Sim porque eu fiquei amiga de algumas orientadoras... de outras nem conhecida!

Estagiários de enfermagem que lerem isto... não me julguem persunçosa só porque já não estudo e não preciso de nota para passar e para ser enfermeira, mas pensem que se por vezes alguns enfermeiros são mais exigentes é para o vosso ( e nosso bem). Quem dera que alguns dos meus enfermeiros orientadores tivessem exigido mais... me tivessem desperto para várias outras situações para que pudesse aprender com elas...!

Não pensem que não sei que enquanto alunos temos 1001 coisas além do estagio para nos preocupar (são os trabalhos escritos, as reflexões, reuniões e frequencias...), mas se somos um dos cursos que temos um estagio antes de começar a trabalhar, para vermos (ou termos uma pequena ideia) de como é, temo é de o aproveitar!!!

Por isso, enquanto orientadora por um dia, tentei ser assertiva, para não se deixar levar pela idade e pelos anos de experiencia e para que não se notasse muito que estava tão pouco confortável quanto ela neste papel... Tentei orientar o melhor que pude. Melhor mesmo só as minhas colegas, habituadas a este tipo de papel, que exige grande responsabilidade!!!

 

E hoje fico me por aqui, lembrando-me dos tempos de estudante (em duvida, os melhores tempos da nossa vida...)!

 



15 comentários:
De nursy a 18 de Junho de 2008 às 12:54
Ola, obrigado pelo teu comentario!!!
Quanto à tua questão, sinceramente, não sei. A pediatria não é a minha área e isso é realmente uma coisa muito especificia... se entretanto descobrir no meio dos meus livros eu digo ;)
Gostei muito do teu comentario, de facto há orientadores para "todos os gostos" o que eu acho que também depende da personalidade de cada um e mesmo dos alunos. Enquanto orientadores é importante não esquecer que se está a fazer parte activa da formação de alguem que um dia mais tarde vai cuidar de mim! Não concordo com a tortura, mas sim com a exigencia! Errar é humano e deve-se aprender com os erros, e não é quando somos humilhados que aprendemos...
Quanto à pressão, quando fores enfermeira a pressão e stress que tens é muito maior do que como aluna!!! Tens pressão dos médicos, tens a pressão directa de uma vida nas tuas maos, da tua chefe, dos teus colegas, dos familiares dos doentes... não podes descartar os problemas para a tua enfermeira orientadora e se não sabes ela fará por ti... estás por tua conta!!! Por isso, quanto melhor se souber lidar com a pressão enquanto aluno melhor se lidará com ela enquanto profissional!!!

Um beijo grande e boa sorte!


De Nany a 20 de Setembro de 2009 às 19:32
Olá,
não sou enfermeira, mas sim mãe de uma criança com diabetes e os dedos que não se devem picar são o polegar e o indicador, pois são os dedos ligados à escrita (segurar a caneta) e motricidade fina. Ao fim de muitos anos de picadas, perde-se um pouco a sensibilidade, e estes são os mais 'críticos'.
Respeito muito a vossa profissão. Continuem a tratar bem dos nossos meninos (e não só) como tenho visto até aqui.
Obrigada!


Comentar post

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


tags

todas as tags

Links

blogs SAPO

subscrever feeds