Turnos Recentes

De regresso por uns minut...

Entre papeis...

Do Natal ao Ano Novo

Bom Natal...

Uma manhã caótica ....

Força de vontade

Medicina ou infecto conta...

As melhoras são boas de v...

In love

Desorientações à parte...

Turnos passados

Abril 2009

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2008

Força de vontade

Ola a todos os que ainda têm paciencia de ler um blog com tao pouca actualização...

 

Por aqui tudo continua mais ou menos na mesma. Felizmente pela positiva!

 

Lá pelo serviço fizemos todos (ou quase todos) a prova de manteux para ver se fomos ou não infectados pelos doentes com tuberculose que estiveram na enfermaria. Felizmente e aparentemente ninguém foi contagiado, mas foi um susto valente... Quanto a esses doentes, infelizmente dois deles faleceram. Um num dia outro no dia seguinte. Estavam em muito mau estado e o facto de serem toxicodependentes não ajudou muito...

 

Temos lá internada, há sensivelmente 2 meses uma senhora com um problema que ainda ninguém consguiu muito bem perceber... um dia está optima e pronta para ter alta e no dia seguinte desenvolve tremores, febres e vómitos. O que adoro nesta senhora é que tem uma força enorme e sempre um sorriso... parece um sorriso de conformismo, mas ao mesmo tempo aquela força de lutar sempre para ficar melhor não me deixam pensar que ela é uma desistente.... Os médicos já nos disseram que ela não tem um bom prognostico (devido a outros problemas que aquela sintomatologia pode por vezes agravar), e é o que nós chamamos "bombinha relógio".  Custa-nos muito pensar no desaparecimento desta senhora, sempre disponível a perceber-nos no meio do nosso imenso trabalho, sempre disposta a apoiar o companheiro e filha que a visitam e sempre a apoiar as "vizinhas" (como ela chama ás dezenas de doentes que já estiveram na cama ao lado da dela.

Ela faz-me pensar se eu algum dia, se tivesse uma doença assim, teria a força de vontade que ela tem, a simpatia e o modo de cativar os outros em seu redor. Eu acho que entrava num mundo escuro e bem depressivo... sei lá, as vezes penso nisso...!

Penso na senhora que está lá internada, também há mais de um mês, mas que entrou em profunda depressão, de tal modo que mal consegue falar e deixou de se ajudar a si mesma a melhorar... por muito que queiramos, não lhe consguimos dar toda a atenção para a ajudar.

Aqui ha dias,  fiquei responsável por ela e estive com ela o dia inteiro (fiz 16h). Tinha menos doentes e consgui estar mais atenta. Estive lá a ajuda-la a alimentar-se quando lá estava uma visita, que ao telefone com outro familiar disse: "Olha a enfermeira que está aqui é muito querida e atenciosa". Resposta do lado de lá: "Ah pois, deve ser novinha e trabalhar há pouco tempo...". Nem consgui responder. É essa a ideia que as pessoas têm dos enfermeiros... que se vao habituando e deixam de ser atenciosos?! fiquei triste por se ter transmitido essa ideia pelas pessoas, mas acredito que, perante muita coisa que também vejo, as pessoas tenham essa ideia de nós...

 

Fico me por aqui à espera que o fim de semana leve o frio e traga um solinho bom para passear nas folguinhas

 

Bom fim de semana a todos e bom feriado!



3 comentários:
De tonymadureira a 1 de Dezembro de 2008 às 01:06
Olá,

De facto essa pessoa não conhece mesmo o trabalho, profissionalismo, dedicação dos enfermeiros.

Só quem tem desconhecimento total de como funciona um hospital poderá fazer destas infelizes afirmações.

Tudo de bom e bem hajam!


Bjs


De Soraia a 4 de Dezembro de 2008 às 18:52
Olá. Já acompanho este blog há muito tempo mas é a 1ª vez que comento. Gostaria de dizer que adoro o blog pela maneira como escreves e como sentes cada situação, e sempre que posso venho cá espreitar para ver se tem mais um post. Eu adorava seguir medicina mas como as minhas notas não dão para isso(devido á matemática) não segui essa área. O teu blog(e a anatomia de grey =P) ajudam-me a entrar um pouco na medicina e perceber certas coisas que "alimentam" um pouco o meu desejo de ser médica...Continua a escrever e parabens!
Beijinho


De cuidandodemim a 5 de Dezembro de 2008 às 20:49
Pois é. Há utentes que têm uma tal força de vontade que desconhecemos de onde vem, e há outros que entram num estado depressivo e fecham-se perante a sua condição. A nós o que nos resta? Fazer o que tu disseste. Dar o máximo de carinho e atenção possível.
Bjns


Comentar post

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


tags

todas as tags

Links

blogs SAPO

subscrever feeds