Mais um turno passou...Hoje foi uma manhã...
Uma vantagem de ser enfermeira é que um turno nunca é igual a outro...porque há sempre situações novas, pessoas novas e cada pessoa é diferente da outra...há sempre muitas coisas em que podemos ficar a pensar e e bastantes situações insólitas para recordar!!!
O turno hoje foi calminho ... tem vindo a ser recorrente os turnos calmos, o que é bom... para mim e também para os doentinhos!
Como já disse ontem, trabalho numa medicina... o que poderá descrever mais ou menos assim:
De momento não me lembro de mais nenhuma característica em especial sobre um serviço de Medicina. Tenho a ideia que, em geral, não é um serviço muito "reconhecido". Geralmente os profissionais só querem unidades de cuidados intensivos, cirurgias e especialidades.
Tenho que admitir que trabalhar numa Medicina é, como é que vou dizer isto sem ser mal interpretada... é frustrante, provoca um sentimento enorme de impotência! Passo a explicar! Cerca de 97% dos doentes internados numa medicina, e dado que são idosos, têm um sem numero de patologias associadas a patologia de internamento; as razoes de internamento são , principalmente situações crónicas, que nunca têm cura, apenas melhorias... logo raramente temos "aquela" realizaçao de ver um doente a sair saudavel. Geralmente, mantém-se doentes após a alta, foram internado por agravamento da sua patologia, mas ficam melhores, não bons!!! Por exemplo...numa cirurgia... uma basica... uma pessoal entra mal por apendicite...é operada, quando sai, vai para casa recuperada.
Felizmente existem os outros 3% dos doentes que nos conseguem dar o "gostinho" de ver alguem ir para casa a 100%! São os 3% que sabemos que não voltarao passado 1 ou 2 semanas por ter piorado novamente...
Por falar em reinternamento ... hoje queria partilhar uma situaçao do meu turno de hoje que foi a admissao de uma doente que tinha tido alta há 3 dias atrás... a senhora entrou por desidrataçao, encefalopatia hepatica (tem uma doença hepatica cronica) e diabetes - cá estao as amigas crónicas!
Quando a sra saiu no inicio da semana, estava boazinha, ajudava bastante nas actividades da sua vida, era bem disposta, e tinhamos uma pela outra "aquela" empatia. Era bom entrar na sala dela e obter um sorriso enorme por me estar a ver!
Hoje quando ela entrou no serviço, não falou...mal abriu os olhos e quando me viu, percebi que me reconhceu... mas não sorriu... não fez nada...está completamente prostada, dependente para tudo... custa tanto ver uma "degradaçao" da saúde assim... Estou desejando que amanha quando chegar ao serviço ela ainda lá esteja...e desejo que amanha sorria para mim... é isto que custa nesta profissao, e que me vai sempre custar... ver as vidas a irem-se... ver tanta dor, sofrimento fisico e mental e sentirmo-nos completamente impotentes perante isso...
Infelizmente, isto é o dia a dia ali ... já conhecemos os doentes, porque são sempre os mesmo, com multiplos internamentos por agravamento das doenças... umas vezes vêm melhores, outras piores... outras vezes vêm e já não vão embora...
Uma pequena melhoria, é sem dúvida, uma grande conquista....
Dá que pensar, estes reinternamentos... serão apenas as patologias por serem crónicas...serão as femilias / cuidadores destes doentes, serão as altas precoces....?
Amanha é sábado...fim de semana para os demais...para os enfermeiros, não há fim de semana... há folgas, feriados e férias... amanhã, para mim, é mais um dia de trabalho!!! Folguita agora só 4a!!
Um abraço e um beijinho***
(obrigado Luz da Noite)
As minhas visitas